terça-feira, 27 de abril de 2010

Países Emergentes

Há sete anos foi estabelecida a sigla que representaria os países emergentes o BRIC.
Países emergentes são os que antes eram considerados do “terceiro mundo”, mas que se industrializaram, se desenvolveram e estão com uma economia forte, algumas vezes mais ou igual aos desenvolvidos, são eles: Brasil, Rússia, índia e China.

Os emergentes vêm conquistando seu espaço na economia mundial e hoje o Brasil é a nona economia mundial e exporta de tecnologia a matéria prima.

O desempenho dos mercados financeiros emergentes está hoje acima das melhores expectativas e as “previsões” continuam.

Em 2001, a previsão era que até 210 o BRIC seria responsável por 10% do PIB mundial, mas no ano passado a proporção já foi de 14%. A última “previsão” é que o PIB da China irá ultrapassar o dos EUA antes de 2030, será?

O BRIC também tem lançado empresas que se igualam ou ultrapassam as multinacionais do primeiro mundo, um exemplo brasileiro é a Embraer que foi citada recentemente pela Economist.

Mas será que apesar de tantos sucessos e promessas os países emergentes já emergiram de fato?
Certamente não estão protegidos da crise econômica mundial, e a queda das economias dos Estados Unidos e da Europa tende a continuar, o que pressionaria ainda mais o mundo emergente.

As quedas nas bolsas de valores na China, Rússia, Índia e Brasil é um indício de que, apesar de terem se tornado menos vulneráveis a mudanças de mercado, o desaquecimento econômico dos países ricos está afetando sua economia.
Outro fator que coloca em risco o “paraíso emergente” é a falta de investimento em infra-estrutura, educação, saúde e combate ao crime nesses países, que pode desacelerar o crescimento econômico que tiveram nos últimos cinco anos.

Rapidinhas:
Criado em 2003 o G20 uniu os 20 maiores países emergentes do mundo, afim de fortalecer a economia e fazer frente ao G8(o grupo dos oito países mais desenvolvidos do mundo).

O BRIC deve responder por 63% do crescimento global do segmento automotivo até 2015.

Neste ano, a China ultrapassou os EUA como o país com o maior número de internautas — atualmente, são mais de 250 milhões.


Fonte: http://viajacarei.com/?p=331


Nenhum comentário:

Postar um comentário