terça-feira, 2 de março de 2010

Primeira Menstruação!


Um dos assuntos mais delicados e que toda a mãe tem preocupação em conversar com a filha é a primeira menstruação. Não adianta adiar ou fingir que esse papo não precisa acontecer, já que mais cedo ou mais tarde você precisará enfrentar esse problema. É muito importante que você se informe bem para pode passar tudo com calma e tranquilidade para a sua filha.

Os primeiros indícios de que a sua filha vai menstruar virão por volta dos 9 anos de idade. A primeira menstruação ou menarca acontece entre os 9 e os 14 anos de idade. Os seios dela começarão a crescer e os pelos pubianos aparecerão. A cintura começa a ficar mais fina e o corpo toma forma.

Este processo varia de menina para menina; umas demoram mais, outras demoram menos então não fique alarmada se as colegas da sua filha já tiverem menstruado e a sua filha ainda não. É um processo natural que depende do organismo dela.

A conversa sobre a primeira menstruação não deve ser, em hipótese alguma algo assustador; por isso mesmo nem mencione a dor ou gravidez. Ela pode pensar que agora a vida dela mudou para pior e não é isso o que acontecerá.

Você deve explicar que isso é natural, acontece com todas as mulheres. Explique para ela que a menstruação é uma fase de transição para a vida adulta e que com isso ela começa a se transformar e se preparar para a vida adulta e quem sabe, futuramente ser mãe. Mas nunca relacione menstruação com gravidez, isso pode assustar a sua filha.

A transformação do corpo é a preparação para a vida sexual e o amadurecimento físico e psicológico dela. O corpo e a mente se transformam para essa nova fase da vida. Isso não significa algo ruim; é uma evolução para melhor. Sempre a lembre disso.

Essa conversa, sempre antes de ocorrer a menstruação, quando você perceber os primeiros sinais da menarca é que vai dar tranquilidade para que ela enfrente essa situação com naturalidade.

É bom você explicar que o sangramento que ela vai ter todo o mês é resultado do desprendimento das células da parede do útero dela. Cada ciclo é mensal e dura de 3 a 7 dias, com um intervalo de 28 dias entre um ciclo e outro. Assim ela não se assusta achando que está machucada ou que vai ficar fraca com a perda de sangue.

É interessante também, na hora que acontecer a primeira menstruação você verificar se ela não está constrangida antes de fazer “festa” ou contar para todos os parentes. Ela pode se sentir envergonhada que outras pessoas, além de você saiba que isso aconteceu. A única coisa que não pode acontecer é o assunto não ser comentado ou ainda ser tabu na sua casa.

Neste momento a sua filha precisa de muita conversa compreensão e apoio e não de festa ou que você fique emocionada com a menarca dela. Ela está passando por muitas mudanças e precisa do seu apoio.

Caso você queira que um profissional explique a situação melhor para ela, ou você se sentir confusa, não hesite em levá-la ao ginecologista. Ele pode auxiliar você nessa hora.

376 comentários:

  1. Eu gosteii muito, só que eu gostaria de saber, quando mais ou menos isso acontece, como que tamanho de seios e coisa e tallz'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só quando o seu corpo estiver preparado aii siimn vai poder nascer seiios coiisa e tallz's

      Viivi*_* meu nome

      Excluir
    2. 000la gente o meu nome e karen tenho 12 anos, jatem uns dois meses que sai uma secração branca na minha calsinha, jatem dois anos que os meus seios começaram a crescer e um ano que tenho pelos pubianos.Isso significa que a minha menstruação esta perto? por favorrr me ajudem estou precisando muito da ajuda de vcs

      Excluir
    3. Pode sim Karen!
      Ande sempre com um absorvente na bolsa,pois sua menstruação está perto!
      Geralmente, essa secreção dura uns 6 meses! mais vai de menina pra menina, então ande sempre prevenida!
      Espero ter ajudado, beijos

      Excluir
  2. isso aconteçe de acordo com os seus hormonios, tem gente que incha, e os peitos ficam maioires mas nao é tao grande, tem gente que sente muita cólica, ou dá espinha , depende dos seus hormonios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o meu e assim tem espinhas tenho pelos pubianos nas axilas td e seinto muita colica e sonhei q mestruei 2 vezes e sinal de que vou mestruar me ajudem

      Excluir
    2. olha me ajudem pf eu tenho pelos na vagina tenho espinhas tenho pelos na axilas ja tenho um pouco de peito e tah denscendo corrimento amarelo pra min me ajudem pffffffff

      Excluir
    3. Oi amiga, pode ser que ja esteja para chegar sua menstruação, mais sonhar não é nem um sinal.

      Excluir
    4. OLA ,BEM AMIGA PODE SER QUE ESTEJA PROXIMA PODE SER Q NAO MAS SE VC JA TEM OS SINTOMAS PODE SER HOJE TALVEZ AMANHA E DE MENINA PRA MENINA

      Excluir
  3. Oii, meninas que bom que voces comentam meu blog !
    gostei muiito
    sejam seguidoras tbm
    e Por Favor deem dicas para o blog ficar cada vez melhor!
    Beiijos LauraSantos

    ResponderExcluir
  4. leidiane,eu fiz14 anos em 08 de abril mais ainda nao mestruei ainda pode vim esse ano?

    ResponderExcluir
  5. gente tenho 11 anos e nao mestruei minhas amigas ja mestruaram mas eu nao,tenho medo pois minha mae metruou com 17 ano e eu? vou mestruar com essa idade?minha ginecologista disse q vou mestruar logo logo mas acho q nao pois quando fui bater a utrassom a doutora disse q nao avia nenhuma alteraçao no ovario a minha mae chamou ela de doida pois tenho colicas uma gosma meio marrom as vezes é amarelada....ai gente me ajudem..............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da garota, cada uma tem o seu tempo...

      Excluir
    2. A genética pode ou não afetar o seu tempo, mas se preocupe com as cólicas e essa "Gosma", pode indicar alguma infecção.E menstruar não é tão legal assim, espero ter ajudado.

      Excluir
    3. A genetica pode afetar e não pode, e essa gosminha é normal a moça ter antes de ter a primeira mestruação é como se fosse um aviso

      Excluir
  6. gente estou com uma duvida, se depois da mestruação ou antes da mestruação os seios começam crescer. por favor me ajudem, grata.

    ResponderExcluir
  7. ola meninas,meu nome é Raquel
    tenho 12 anos!! gostaria de fazer uma
    pergunta...falaram que a primeira menstruação
    vem amarrom a minha veio fikei tda contente aí parou.. mas aí tbm ven no outro mes só q não veio ainda eu to preocupada pq ta dascendo a mesma coisa q vinha antes um negocinho claro tipo amarelo, normal igual de antes eu pensei..ueh eu não tva menstruada pq ta descendo isso de nvo?? geente me respondaam pliiiiiis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é completamente normal, muitas garotas tem a menarca e a segunda só vem depois de algum tempo.Mas visite a ginecologista, ela fará exames para ver se está tudo bem.E relate sobre esse "Negocinho amarelo" pois pode ser corrimento, que pode ser sinal de infecção.

      Excluir
    2. Comigo também foi assim, tive a minha menarca e fiquei toda contente, mas só depois de 1 ano e 2 meses veio tudo regulado

      Excluir
    3. Não se preocupe é normal.Nunca quando se tem a primeira mestruação ela éé regulada. É assim, depois ela vem toda reguladazinha.

      Excluir
  8. qerida vou pesquisar na net e dai eu poosto beiijos(dona do blog aquii)

    ResponderExcluir
  9. carol diz ...
    meninas !!! nao precisem fikar assim nao ! isso acontece com algumas meninas sim, de fikarem com um borraozinho na calcinha marom, é normal.. nao se preocupem se demorar ou nao. a minha mae fikou com 15 anos de idade. ate pq meninas menstruaçao nao é uma coisa boa ! isso eu posso garantir a vcs. beijokas .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com vc eu menstruei com 11 anos e eu achava q era super legal mas depois q eu tive percebi q é a coisa mais horrivel

      Excluir
    2. olha so jatenho todos os sintomas (menos colica) mas a minha mae veio com 17 e ai a minha ta pra vim ou vai demorar?

      Excluir
  10. ola eu tenho 12 anos e ja menstruei,no começo e ruim mas depois eu comecei a me sentir uma mulher,ou seja que virei moçinha!

    ResponderExcluir
  11. fernanda alves lima mariano26 de junho de 2010 às 00:37

    oie,ja desceu pra mim,e muito ruim
    porque foi bem na escola,eu estava na sala de aula e derepente eu senti um negocio esquisito descer pelas minhas pernas na hora que eu levantei todo mundo começou a rir quando eu olhei para tras minha calça branca estava toda vermelha!
    que mikko!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho medo que isso aconteça comigo,o que eu faço?

      Excluir
    2. Se quer evitar esse constrangimento, ande sempre com um absorvente na bolsa!

      Excluir
  12. oi gente sou a pamella ai de cima,meu corrimento vm com mal cheiro,dores nos seios,espinhas,e pra completar tenho puberdade precosse,desde bm pequena axu q uns 5 anos que tenho pelo la em baixo,e um odor corporal,gente sera q to perto de mestruar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pamella se vc ja tem corrimento,seios inchados e espinhas pode ser sim que sua menstruação está pra vir!
      Mas visite um ginicologista para ter certeza e ver se está tudo certo com vc OK?
      ESPERO TER AJUDADO!!BJUS♥

      Excluir
    2. Desculpe maiis corrimento com mal cheiro? Isso não éé normal,o corrimento que vem antes da menarca é sem cheiro.

      Excluir
  13. Olá,
    Tenhoo 12 anos não fiquei ainda menstruada estou muito chateada porque mihas colegass ficam dando risada de mim que ainda não desceu para mim
    fiquem dando risada poque eu não tenho seios
    estou muito chatada mesmo será que alguem pode me ajuar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só pq vc ainda ñ tem seios naum quer dizer q não pode descer pra vc!se vc ja tiver pelos pubianos,corrimento amarelado e outros sinais,pode se despreucupar pq logo logo descerá pra vc!!!
      bjos espero ter ajudado♥

      Excluir
  14. Ei meninas.. Tenho 12 anos e já sou desenvolvida pra minha idade.. E ainda nao menstruei sempre saiu uma gosma branca ( ainda sai) muita mesmo.. Teve um dia que saiu tanto que minha calcinha nao aguentou segurar e vaso no meu short *–* e tenho dores de lado.. OQUE É ISSO? ME AJUDEM POR FAVOR

    ResponderExcluir
  15. Anonimo tenho a mesma coisa q vc. Tenho 12 a anos, ja estou tambem desenvolvida pra minha idade , essa gosma branca q vc tem eu ja tenho ha 2 anos e ja chegou a manchar bem de leve em um short q eu tava usando e de vez em quando tambem tenho umas dores no lado. Eu acho q isso e normal da nossa idade mesmo.

    ResponderExcluir
  16. bom meninas eu so a gabi tenho 14 anos eu ja fiquei menstruada a a menstruação não é um bicho de 7 cabeça e tambem ñ se preocupe com aquelea coisa amarela ou braca na causinha porq eu antes de menstrua eu tinha isso e depos tivi de novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mais quando vc tinha essas coisas branca tipo gosma vc demorou muito pra ser moça ?

      Excluir
    2. boom eu nunca menstruei mais queria saber se antes de vc menstrua-se se veio um borrão marrom

      Excluir
    3. veim siim ANOMINA!

      Excluir
  17. gente sou eu de novo no dia 31/07 veio tudo melado de marron na minha calcinha,passei o papel higienico e veio um amarelo meio queimado amostrei a minha mae ela disse que no dia 2/08 ia decer hj ja é 21/08 e nada aconteceu

    ResponderExcluir
  18. oi meu nome é carolina tenho 14 anos dia 05/08 veio uma coisa marron na minha calsinha isso quer dizer que fiquei mestruada??

    ResponderExcluir
  19. Oi gente meu nome é karine e tenho só 10 e ja menstruei. Antes eu achava que era bom q eu tava doida pra menstruar. Até que o dia 09/05 aconteceu.Eu estava na minha casa(sorte)fui ao banheiro me limpar aí eu vi no papel higienico um pouco de sangue. Eu contei pra minha mãe e foi super normal, usei absorvente só que invez de sair sangue saíu um tantão de macha marrom. Agora eu vejo que menstruar não tem graça e men pressa. Eu já ate me alcostumei!!!
    Espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  20. Minha prima mesntruo com 8 anos,ela ia ter qe tomar remedio pra acbar os hormonios!!!

    ResponderExcluir
  21. Gente tenho 12 anos agora em dezembro vou fazer 13 tenho pelos nas axilas faiz um tempão ja e pelos pubianos tenho até um pouco de pelos ao redor dos seios, começou a nascer pelos perto do humbigo e meus seios estão nem pequenos nem grandes ja faiz acho que 1 ano e meio que eles começaram a crescer, já faiz cerca de 5 meses que sai uma gosminha esbranquiçada na minha calcinha, não vou mentir quase todas minhas amigas ja menstruaram eu tbm quero e estou muito ansiosa, será que estar perto? respondam por favor, grata.

    ResponderExcluir
  22. nao anonimo ainda vai demorar pra vc menstruar.antes da 1ªmenstruação a garota tem um estirao puberal em que ela aumenta de altura bem rapido e dura mais ou menos 6 meses,tambem existem as colicas uterinas em que vc sente dor como se estivesse com colicas menstruais.Esses sao alguns sintomas de que a 1ªmenstruaçao ta perto.Eu tenho 12 anos e meu nome e Beatriz quase todas as minhas amigas ja menstruaram, ainda nao estou no estirao puberal mas estou perto,tambem tenho essas colicas uterinas varias vezes ao dia;isso quer dizer que nao vai demorar mto para eu menstruar.Mas nao se preocupe pq essa gosma branca todas as garotas tem e ja e uma preparaçao do utero para vc menstruar e ela dura mais ou menos 2 anos e aos poucos essa gosma vai sumindo e depois aparece um corrimento marrom q aparece umas 2 vezes e isso indica que a menstruaçaõ esta bem perto e logo depois vc vai menstruar.Espero ter te ajudado,bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUERIDA ESSE CORRIMENTO AMARELADO Ñ DURA DOIS ANOS COISA NENHUMA ELE JÁ É UM DOS SINAIS DE Q SUA MENTRUACÃO ESTA PRA VIR !
      VARIA DE MENINA PRA MENINA NEM TODAS SÃO COMO VC QUE TEVE ESSE PERIODO DEMORADO!!

      Excluir
  23. Eu n percebo muito o meu crescimento, mais tem uam menina na minha sala que foi uma das primeiras a menstruar, eu era bem mais baixa que ela, só que essa semana estou percebendo que to mais alta que ela, e do tamanho de muitas pessoas, comecei a crescer mais agora, e quando procurei saber o que era estirão puberal, encontrei que ele ocorre geralmente entre os 11 e 12 anos nas meninas, acho que n so eu como vc estamos ou nessa fase ou perto dela, beijão obrigado por ter me respondido!

    ResponderExcluir
  24. De nada. Afinal nos nao precisamos nos preoucupar com a menstuaçao, pq um dia ela chegara nao importa quando.Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Olha tenho 11 anos não tive a primeira vez mais eu desde alguns 3 anos morro de colica de minha mãe terde ir burca na escola.
    Hoje mesmo (14/09/2010)Indo a escola senti uma enorme dor no seio esquerdo.Tenho todas os sintomas para mestruar mais ainda não estou,meu seio cresceu,tenho mais espinhas,tenho pelo nas aquicilas e naquele lugar...
    Mais na verdade como alguns diceram depende da pessoa

    ResponderExcluir
  26. Anonimo, eu tambem tenho colicas e tambem tenho mais espinhas agora, mais nao se preocupe isso quer dizer que da aqui a alguns meses vc vai menstruar. E so vc observar seu crescimento, antes de menstruar a garota tem o estirao puberal que dura mais ou menos 6 meses a garota cresce rapido e depois que menstrua desacelera um pouco o crescimento. Eu tenho 12 anos e ainda nao menstruei e tenho sintomas bem parecidos com os seus.Um bjo.

    ResponderExcluir
  27. oii eu tenho 12 anos e ja menstruei e faz um tempinho acho qe uns 3 meses acho qe nao menstrou oqe deve ser isso?

    ResponderExcluir
  28. Kelly isso deve ser um corrimento marrom q e comum antes da 1ª menstruação. Ele aparece +/- 2 ou 3 vezes antes de menstruar pela primeira vez.Isso indica q vc esta perto de menstruar.

    ResponderExcluir
  29. Oi, tenho 12 anos e ainda nao menstruei. Sei que antes da 1ª menstruação existe um estirao que dura mais ou menos 6 meses e antes desse estirao tem um estirao pre puberal.Eu ja passei pelo estirao pre puberal ha alguns meses atras. Só que agora eu parei de crescer faz quase 2 meses e tenho colicas como se fossem menstruais. Isso quer dizer que eu estou perto desse estirao e daqui a mais ou menos 6 meses eu vou menstruar?

    ResponderExcluir
  30. oie eu tenho otimas noticias pra qm qr menstruar
    me add no orkut q eu conto oq er:
    luaneamaia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Gente ..
    eu tenho aquela gosma branca .. so q assim .. hoje eu cheguei em casa e vi na minha calcinha uma mancha marrom..
    Tenho 10 anos e vou fazer 11 no fim do ano ..
    Tenho pelos nas axilas ..
    As vezes tenho umas colicas ..
    e pelos purbianos ..
    Bjoos
    me respondam .. eu menstruei ou nao ?

    ResponderExcluir
  32. Minhas amigas disseram que mai ou menos uma semana antes delas menstruarem saiu essa manchinha marrom, pra ums ela é a menstruação mais para outros ela é apenas um sinal de que esta pertinho pra Descer pra vc, espero ter ajudado beijos :D

    ResponderExcluir
  33. Gente por favor me ajudem, eu tenho 12 anos vou fazer 13 no finalzinho desse ano, desce uma gosma rbanca a pelo menos 6 meses eu tenho seios pequenos mais nem tanto e pelos pubianos além de pelos nas axilas, será que esta perto? respondam por favor grata :]

    ResponderExcluir
  34. Anonimo ai de cima pra mim tbm decia isso eu tinha a mesma coisa do q tu e veio pra mim dia 14/10/10 fiquei 2 dias e meio TÁ PERTO SIM DAQUI 2 á 3 meses vem pra vc! OU MENOS

    ResponderExcluir
  35. ola tenho 15 anos a mestruçao nunca me apreceo e tambem tenho um problema de saude que afeta o crescimeno oque pode ser oqe eu posso fazer?
    tou a ficar priocupada

    ResponderExcluir
  36. Acho legal você conversar com sua mãe e pedir uma orientação médica, mais procuresaber se ouve algum caso na sua familia de não ter menstruado se não tiver acontecido relaxe, que tudo é no seu tempo :] espero ter ajudado, mais uma orientação medica nessas horas nunca é demais Beijiins :D:D

    ResponderExcluir
  37. Aah obrigada Dudiih , ajudou mesmo Beeijins :D

    ResponderExcluir
  38. Bom tenho 11 anos, menstruei com 11, com 9 dias para ter 12 anos mas ainda foi com 11. O engraçado foi que 3 dias antes eu estava com muita cólica e no dia não senti nada, mas nada mesmo. Veio que naturalmente, a mancha marrom daí eu não falei pra minha mãe nem tinha certeza se era, dai quando eu fui urinar que saiu sangue, e também o papel higiênico cada vez que mais eu limpava mais saia sangue. Ai já tinha certeza que tava menstruada falei pra minha mãe, foi chato o absorvente nos primeiros segundos, depois me acostumei logo. Mas primeira vez é tudo muito estranho. E a quem já está com várias mudanças no corpo e nada vem. Relaxa! até pq tem meninas que tem o corpo já super formado e outras o corpo "pouco" formado e vem primeiro isso aconteceu com algumas amigas de minha sala. O mais chato de tudo são as espinhas quase não tenho bem dizer não tenho, mas quando aparece 1, MORRO! haha

    ResponderExcluir
  39. || CONTINUAÇÃO ||

    Bom é a mesma menina acima /\, queria continuar falando que essa gosma amarela eu com 9, 10 anos sempre aparecia e só veio vir com 11, não acho que essa gosma amarela possa ser que esteja perto, ao contrário de longe. Mas nada de pressa meninas, querer virar mocinha logo e depois achar chato que nem várias meninas aqui que comentaram. É isso. Beijos! e boa sorte pra quem ainda vai na primeira vez. E boa sorte também pra quem já sofre com isso a um bom tempo, eu acho chato, mas é a vida.

    ResponderExcluir
  40. mestruei nao dise a ninguem nem a minha mae estou com muita vergonha como eu digo a ela e onte eu vomitei tive tontura e dor de cabeça e como eu digo aminha mae to disesperada

    ResponderExcluir
  41. geente eu tenho 11 anos e nao tenho seios, pelos (nenhum) e tbm ainda n saiu nada! miha mae menstruou com 16 anos!!!! e sou mto parecidda com ela! vou menstruar com uns 16 tbm? me respondam, estou desesperadíssima

    ResponderExcluir
  42. geente eu tenho 11 anos e nao tenho seios, pelos (nenhum) e tbm ainda n saiu nada! miha mae menstruou com 16 anos!!!! e sou mto parecidda com ela! vou menstruar com uns 16 tbm? me respondam, estou desesperadíssima
    ps: minha dentista disse q vem em 3 meses, mas n vai vir :(

    ResponderExcluir
  43. gente preciso da ajuda de voces , tenho 13 anos e a minha mesntruação ainda não veio , minhas amigas ficam rindo de mim e ainda não tenho corpo... isso é muito ruim pra mim ! por que minhas colegas não demoraram e eu estou demorando muuito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida primeiro essa amigas que vc diz n são tuas amigas neh pra ficarem rindo de vc por vc n ser mocinha ainda,teu tempo vai chegar eu sei que é ruim de aceita isso que as suas amigas são e vc n,eu tbm n so e sou muittttooo ansiosa mais tenho que aceitar neh ,pq quando eu menos esperar vai vim espera ter ajudado querida.
      beiijos

      Excluir
  44. Anonimo , nao se preocupe com isso!Tenho certeza de que quando menos vc esperar sua menstruação vai vir. eu tenho 12 anos e ainda nao menstruei e todas as minhas amigas ja menstruaram. eu tambem fico meio preocupada quando vai vir , vc pode ficar sabendo quando esta perto de menstruar quando vc entra no estirao , em que vc começará a crescer mais rapido a cada mes e mais ou menos dpois de 6 meses vc menstrua. espero ter ajudado bjoss

    ResponderExcluir
  45. gentee, saia uma gosma branca em mim a pelo menos 7 meses estava muito ansiosas pra menstruar pois todas as minhas amigas já tinham menstruado menos algumas ai essa semana comecei a notar que estava mais alta com quadris no meio do nada, hoje saiu uma coizinha marrom agorinha a pouco, minha mãe disse que virei mocinha eu achava que esa coisinha marrom era só o sinal de que estava proxima a minha menarca mais eu sou mocinha, não foi uma emoção tão grande é normal, senti umas doresinhas comose tivesse alguma coisa apertando sua barriga bem na ponta a aula toda ai agora vi o porque eram colicas beijinhoos não fiquem ansiosa eu tavaa muito não sabia nem como evitar mais só me fazia mal, quando perdi a ansiedade eu mentruei!

    ResponderExcluir
  46. Eu estou louca para mestruar logo,todas as meninas da minha sala já mesruaram.E uma vez 2 meninas da minha sala me perguntaram se eu ja tinha mestruado ai eu menti pra elas dizendo que sim para não ficar por baixo delas.
    Genteeu ja tenho pelos na v...,nas axilas e o meu peito e muiito pequeno...,todo dia quando eu vou no banheiiro eu vejo uma gosma branca junto com uma gosma amarela na minha calçinha,o que é isso?
    eu estou prestes a mestruar? tomara q seja!

    Eu tenho 13 anos e ate agora não mestruei isso é muiito tragico pra mim!

    Uma vez o professor estava explicando uma materia sobre isso,e todas as meninas ficaram falano como era menos eu,mais eu ficava fingindo que já aconteceu comigo!

    me ajudem por favorr!!!

    nome:Tatiane apelido:thais

    me respondam heiiin

    ResponderExcluir
  47. Thais eu tenho 12 anos e essa gosma branca q vc tem eu tambem tenho e todas as garotas antes de menstruar tem. Eu ja tenho ela ha 1 ano e 6 meses , ela dura um tempo e depois vc menstrua. Todas as minhas amigas tambem ja sao moças menos eu , as vezes eu tambem tenho uma certa invejinha delas e fico preocupada. So que sei que nao da pra ficar pensando nisso , tem que deixar rolar e tenho certeza de q quando menos vc esperar vc vai ficar moça. Bjoss!

    ResponderExcluir
  48. Gente eu tbm tenho essas gosmas ai e as minhas tem 3 cores amarela,trasnparente e branca ,eu tbm queria saber oq é isso eu ja tenho isso a 1 ano e alguns meses,será q isso ja é um sintoma d mestruação?

    eu ja tenho pelos na v...,nas axilas,e um pouco na volta dos seios,meus seixos são bem pequenos,e então eu queria saber quando eu poderia mestruar daki a um mês,daki a 1 ano,vocês poderiam me responder!!
    e tbm esses dias eu estva sentindo umas dores do lado e um pouco perto da minha v...

    me respondam por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga nao da pra ti responder quando mais comigo pouco antes de mim ter a menarca veio um corrimento marrom muitas dizem que a primeira vez delas veio marrom mesmo mais a minha veio logo foi sangue mesmo .. Nao se preocupado quando menos eu esperei bumm ela chegou boa sorte futura mocinha! :*

      Excluir
  49. Anonimo , eu tenho a mesmissima coisa q vc tem. eu ja tenho essas gosmas ha mais ou menos 1 ano e 5 meses e as vezes tambem sinto essas dores. Isso quer dizer que daqui a um tempo iremos menstruar.

    ResponderExcluir
  50. oi minha mestruação veio só um avez
    a primeira vez que veio foi aquele sangue marrom
    e não vinha muito vinha bem pouco
    minha mestruação durou 4 dias e no outro mês não veio mais quero saber se isso é normal
    e tambem fica saindo aquelas gosmas branca ou amareladas novamente ! plis*-*

    ResponderExcluir
  51. Isso é noRmal ANÔNIMO.Eu ainda não mesntruei mas minha mãe é ginecologista(sorte).Ela me falou que isso acontece com várias meninas e que esse é um processo do nosso ultero.Elas representam(para quem não menstruou)que ja está perto.e para quem já mesntruou o restinho de nada que sobrou da mesntruação.Espero ter ajudado!!
    Beijos Vivian.

    ResponderExcluir
  52. Olá pessou gente no meu primeiro dia de colica doia em baixo mais não em cima e as vezes a barriga , e tambem teve um dia que saiu uma mancha branca meio amarela e depois veio só amarela e marron mais a mancha marron vem a muito + muito tempo droga .... mais ela não desceu .
    e ontem a colica volto no dia 1 de novembro e hj 2de nov tambem senti a mesma colica meu corpo teve mudanças : minha bunda cresceu, meus seios tambem,tenho um pouco de pelo ao redor do seio, e um pouquinho bem pouco ao redor do umbigo, aparece a mancha amarela e meio marron nossa eu imagino : minha bunda é pequena depois duns dias pra cá ela cresceu sério e eu teve uma vez que cresci um pouco tou perto será ??

    ResponderExcluir
  53. meu nome é jiane
    oii gente...
    a uns dois meses atras começou a siar essa gosminha branca, depois veio a mancha marrom e depois saiu o sangue....A um mes aconteceu a mesma coisa gosma. mancha, sangue, mas tipo esse é oterceiro mes achu q ainda n estou menstruada msm com esses sintomas...


    esse é o terceiro mes e ainda n contei pra minha mae
    o que fazer?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala assim pra sua mãe(quando ela estiver sozinha):
      -Mãe virei mocinha!
      com a maior naturalidade possivel
      Bjs!
      Espero ter ajudado!!!:)

      Excluir
  54. oi pessoal meu nome é rayane e tbm to com o msm problema q ela, esse é o meu terceiro mes e n falei pra minha mae pois n sou muito chegada nela e se eu falar que menstruei e n contei pra ela ela é muito brava e tenho medooo;;;
    qual a diferença entre o terceiro e o primeiro mes de menstruaçao?
    pois to pensano em fazer o seguinte quando o meu terceiro mes chegar q ta mto proximo to pensano em falar pra ela mas tipo como se fosse o primeiro mes..sabe? ela pode notar diferenaças?

    ResponderExcluir
  55. oii sou eu rayane de novo
    esqueci dee perguntarse tipooo..se eu mostrar pra ela so sangue na calcinha e n mostrar a mancha marrom ela vai perguntar e o q eu falo? pois ja escondii 2 meses de menstruaçao dela E tenho medo se eu contar a verdade pra

    respondeem plisss

    meu terceiro mes ta proximo e n acho de jeito nenhum na net as diferenças q minha mae pode notar pois vou falar pra ela q estou no primeiro mes e q na verdade to no terceirooo

    meddooooo

    ResponderExcluir
  56. depois de quatro dias do meu níver de 12 anos veio uma gosma marrom e depois de 4 dias veio sangue e ficou só um dia saindo sangue

    ResponderExcluir
  57. 2 anos antes de vir a primeira menstruação vem uma gosma amarelada e depois desses dois anos e mais um pouquinho é provável que venha a primeira mentruação

    ResponderExcluir
  58. Oi gente, meu nome é Taíssa,tenho 13 anos e a 1 mês atrás veio uma mancha marrom na minha calcinha, ficou descendo isso a uns 4 dias +ou-, ai contei 28 dias pra ver se vinha a menstruação direitinho, e não aconteceu nada, eu tenho pelos pubianos, e nas axilas, tenho um pouco de seios,e no comeo desse ano eu cresci pra caramba, e ontem eu percebi que minha bunda cresceu um pouco, e não me lembro muito bem, mais acho que foi a 2 anos atrás mesmo que veio a gosma branca, já contei pra minha mãe, ela disse que podia ser o começo da mestruação, mais que ainda não desceu de verdade, ela já até comprou absorvente, eu bem, sei as concequencias de mestruar, mais eu quero ficar moçinha, mais não sei quando vai vir, pois já se passou 1 mes e não desceu mais sangue, nem a mancha marrom. E AGORA ? O QUE EU FAÇO ? respondam por favor !! beijos

    ResponderExcluir
  59. Taíssa, eu não sei te falar muito bem o que é isso pq nunca aconteceu comigo, mas pode ser só um sinal.
    Hoje eu acordei com umas manchas marrons na calcinha, mas bem poucas, e eu não sei o que é isso... tô sentindo uma dorzinha fraquinha na barriga. Mas eu acredito que isso seja só um sinal, ainda não é a minha menstruação. Tenho 12 anos e me chamo Isa... não sei o que fazer, me ajudem, isso é só o sinal ou eu menstruei e nem sei? kkkk

    ResponderExcluir
  60. Oie, gente tenho 12 anoos, tenho pelos na axila, e tmb mais pra baixo, sou alta, meus ceios estão crecendo, mas não vem nada, nem colica, nem manchinhas ou alguma coisa psrecida, me ajudem plis...minhas amigas já menstruaram e eu acho esquisito q eu não...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho 13 anos e menstruei com 8 e eu chorei mto eu me sentia diferente das minhas outras amigas e depois q todas elas ficarm mocinha q eu vim contar depois disso eu achei super normal tbm tenho uma amiga q nao é mocinha e agente fala pra ele como é ruim varia de menina tem umas q vem mais cedo outras vem mais tarde nao se preocupa de um geito ou de outro vai vim a menstruação

      Excluir
  61. eu queria saber se a fase do estirão ocorre antes ou depois da menarca? muito obrigada e adorei o site

    ResponderExcluir
  62. OI eu tenho 11 anos e já estou metruando já é a segunda vez nessa segunda vez esta saindo muito sangue e eu estou com medo de ser auguma coisa pior isso é normal? mim ajudem....

    Bjsssssssssssssssssssss♥

    ResponderExcluir
  63. Isis janine , o estirão ocorre antes da menarca.

    ResponderExcluir
  64. eu tenho 13 anos e ainda n menstruei mas a uns 3 dis esta vindo uma mancha meio branca transparente eu queria saber se isso e algum cinal q a menstruaçao ja ta vindo...
    me respondao porfavor!

    ResponderExcluir
  65. oooi tenho 11 anos
    ja tive pontadas fortes( la em baixo
    dores de cabeças
    dores nas costas
    tenho pelos la em baixo
    meus seios estão se desemvolvendo
    e a gosma branca e amarela
    isso me encomoda mto
    estou com medo de ir a escola
    oq eu faço eu vo virar mocinha ??
    minha vo acha minhas tias ??
    devo andar previnida ??
    por favor me responda !!

    ResponderExcluir
  66. oi gte meu nome e leticia e tenho 11 anos ...eu ja tenho seios , pelos na vagina , so nao tenho pelo nas axilas . mas faz 2 anos que meus seios começaram a crescer e ja faz 2 anos que sai corimento da minha vagina ... isso e um sinal de menstruaçao? me responda :*

    ResponderExcluir
  67. sou eu a leticia ...eu dei uma grande desenvolvida de uns tempos pra ca e sinto dores de cabeça , colica etc ...sera que ta chegando?
    *-* valeeu]

    ResponderExcluir
  68. Oi gente, tenho 13 anos vou fazer 14 dia 9 de junho de 2011, minha menstruação desceu ontem, eu fiquei meio assustada no começo, mas hoje ja me acostumei, eu queria muito menstruar para ter mais corpo e tal, mas nao é muito bom não, voce tem que ser bem limpinha, e ter muita higiene, muita mesmo porque tem um certo odor ... bom acho que está tudo normal comigo, desceu ontem, e hoje veio bastante bastante mesmo , é super normal algumas vem pouco outras bastante vai de cada organismo, e na primeira veio meio preto e meio vermelho ainda vem um pouco, mas isso dura até regularizar tudo direitinho depois nao fica mais (tem uns carocinhos também mas nao duros é sangue) então nao se preocupem em menstruar logo , porque depois que a gente menstrua a coisa fica mais complicada, eu estou feliz também por ter menstruado como eu tenho 13 anos, estava preocupada já! mas é super de boa (: e tem gente que menstrua até com 15,16,17 então nao se preocupem com o tempo! logo logo vai vir, e quando voce menos esperar, como aconteceu comigo ,se quizer me adicionem no msn! kit_gleyciellen@hotmail.com

    Beijos meninas! :*

    ResponderExcluir
  69. oi gente eu tenho 11 anos e vou fazer 12 em setembro meu nome é juliana.eu naum tenho muito peito(pouco),tenho pelos pubianos e estão crescendo tambem na axila direita,no ano passado (naum me lembro o mes)mas começou a vim uma gozminha branca ate janeiro desse ano, agora em fevereiro começou a vim uma gozma amarela,eu não sei se ja sentii colica por que naum sei como é a dor... gente respondam-me minha primeira menstruação ta pra vim???

    repondam-me urgente!!! bjos

    ResponderExcluir
  70. a ei gente de novo sou eu juliana,tambem nesse mes(fevereiro) veio uma vez uma mancha marrom na minha calcinha!!! respondam me urgente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, veio uma mancha marrom tipo um liquido ou uma gosma???

      Excluir
  71. oi, meu nome é fabiana, já tem uns meses q minha calcinha está ficando muito molhadinha com um liquido amarelado.. :s to anciosa pra menstruar.. kkk e antes saia a 1 ano uma gosma branca.. me respondem!

    ResponderExcluir
  72. Gente, um dia antes, eu tive muita cólica, tontura, e dor nas costas, isso pode ser um sinal, então quando vi no outro dia, tinha uma grande mancha cor vinho na minha calcinha, bom eu li em um site que o sangue as vezes pode sair pouco, ou muito, e que pode ter cor vermelho vivo, cor vinho e marrom, depende muito da garota, só não se preucupem se vem muito pouco ou um dia sim e outro não, é normal, o meu venho pouco nos primeiros dias, e eu estava em casa ( graças, haha) . Espero ter ajudado, Beijos :*

    ResponderExcluir
  73. O sangue pode vir em três tipos de cores: Vermelho vivo (ou não vivo) , Marrom e cor vinho. Pode vir muito ou não, pode vir um dia e outro não, as vezes pode estar desregulado o ciclo menstrual, eu menstruei um semana antes do meu aniver, fiz 13. Venho uma mancha marrom, e depois parou, aí depois de uns dias vinha de novo, e a minha tia ( ginecologista) falou que pode ser normal, e que depois os ciclo se adapta e vem certinho com os dias que é pra vir. O sangue não tem cheiro, Mas se venho com cheiro, é porque passa pelo canal com as bactérias e ganha um odor não muito bom, por isso você deve buscar um ginecologista para ele avaliar. Ajudei ? haha' Beijoks.

    ResponderExcluir
  74. oi gente, meu nome é Laís, tenho 13 anos e ja menstruei a uns 5 meses..essa gosma branca e amarela minha mae falou que se chama corrimento, eu tive isso a uns 2 anos antes da menstruação e ainda tenho! Antes eu estava super ansiosa para descer pra mim logo mais depois que eu menstruei eu percebi que é uma coisa normal (ate chata as vezes).Meus seios nao sao muito grandes eu axo q é ateh pequenos pra minha idade, tem alguma coisa que eu possa fazer para ele crescerem? eu ja cansei de usar sutiã de bojo. Meus pelos na virilhas ja cresceram tambem eu tenho ateh q depilar e os meus pelos nas axilas tambem cresceram e eu tambem depilo. Quem pudder me ajudar por favor eu imploro. bjus

    ResponderExcluir
  75. Gente, por favor me ajudem! Eu nao sei se menstruei, pq ontem saiu um corrimento marrom e eu ja estava com colicas e dor nos seios. So que ja faz horas que coloquei o absorvente e nao sai nada, mas continuo sentindo dor. Me respondam por favor, se eu ja menstruei e se vai sair mais. Quem puder me ajudar agradeço!

    ResponderExcluir
  76. Oi pessoal, tenho 12 anos, tenho peitos enormes, corpo muito bonito,e nunca menstruei, mas ja diz sexo, e nada de anormal ocorreu.

    ResponderExcluir
  77. gente, meu nome é Alice e tenho 12 anos e 8 meses e ainda não menstruei, so eu e uma amiga da minha sala toda estamos assim! e hj saiu uma coisa esbrenquiçada na minha calcinha, mas a uns anos atras saia amarelo(ate agora sai um pouco) ja cresci mt rapido e tbm emagreci, meus seios ainda não cresceram! o q esta acontecendo comigo? sera q a minha menstruação vai vir logo? me ajudem por favor!

    ResponderExcluir
  78. quando eu vou ao banheiro,e olho a minha calcinha,ela aparece uma mancha amarela eu tenho 11 anos é normal?
    me ajude ,dona do blog me de aresposta é que eu penso que aminha vida vai mudar para pior fico muito nervosa
    beijooossss!!!

    ResponderExcluir
  79. OOi me chamo Laura Hellen tenho 12 anos mes qee vem vou fazer 13 anos ainda não menstruei.Qeria mto menstruar para teer corpo ,todas a meninas da minha sala ja são menos 3 meninas eu e minhas 2 amigas mais o resto das meninas tudo ja são menstruadas e tem corpo eu qeria ter corpo mais num tenho . tenho pouco peito num tenho bunda nem coxa sou mto alta nesse ano cresci mtmtmtmtmtmtmtm mesmo há 2 anos atras saia uma gosminha transparente depois branca depois amarela e a um mes atras saio uma gosminha marrom mais bem pouco mt pouco e veio só 2 dias mais nada e tenho pontadas na regiãao da vagina qeria saber se minha menstruação ja ta chegando eu qero mto menstruar pra ter corpo por favor me respondem eu imploro -*-*-*-*-**-*-*

    ResponderExcluir
  80. OI Gente eu chamo Gabriella e ainda naum menstruei mais jah tenho todos os sintomas Jah teho pelos na v... e nas axilas mas naum axilas é bem pouco as vezes sinto muita dor de cabeça tontura e muita colica quase todos os dias e hoje quando eu fui ao banheiro percebi uma gosma branca na minha calcinha e minha mãe menstruou com 9 anos e eu jah tenho 10 e falta pouco tempo para faazer 11 e ainda naum menstruei o que eu devo fazer ?

    ResponderExcluir
  81. Oi gente meu nome é juliana e eu ja tenho todos os sintomas:pelos na virilha,pelos na axila,tenho um corrimento,a um ano atras ele era branco e nesse ano ate agora veio amarelo,tenho poucos seios.Quando vou menstruar? meu aniversario é em setembro e vou fazer 12 anos.me respondam eu agradeço desde ja OBRIGADA.*--*

    ResponderExcluir
  82. meninas que nao tem seios e sao baixinhas e naum menstruaram
    eu tbm sou assim mais eu consegui colocar na minha cabeça que se eu menstruar agora eu vou parar de crescer e isso inclui os seios
    qualquer dúvida me add no msn: rhairakeity@hotmail.com
    minha mae menstruou com mais de 15 anos e minha irma com 14 eu espero que venha pra mim quando eu tiver a idade da minha mae!

    ResponderExcluir
  83. oi!!!! meu nome e daiana tenho 13 anos de idade, eu comecei a mestruar a 2 meses atras , e a mestruacao nao e assim tao ruim como algumas meninas pensao.... e uma coisa super normal,vc nao deve ficar cm medo!!! mas e normal que a segunda mestruacao demora mais de 2 meses????... brigada pele a sua atencao....respondao plzzzz

    ResponderExcluir
  84. Oieeh Meo Nome è marina tenho 13 anos hj fui ver a minha calcinha e tinha umas manchas marrom nela oq é isso?

    ResponderExcluir
  85. eu tenho 12 anos eu tenho muita colica dor na barriga dai vai ate o osso da vagina eu queria saber o que é

    ResponderExcluir
  86. oi meu nome e letycia eei n menstruei e tenho 11 anos vou fazer 12 em novembro e sai uma goma branca antes saia uma mancha e agora sai uma gosma amarela e branca sera q vou menstruar me ajude pf pfzinho adorei o blog

    ResponderExcluir
  87. pfffffffffffffffzinho me responde meu nome e letycia a de cima meus seios n sao grandes sao pequeno e bersebi q minha bunda creceu bastante eu to na 5 serie e a uma semana atras uma menina menstruou n sala de aula ela tem um corpap morroooooooo de inveja me ajde quero mentruaaaaaa

    ResponderExcluir
  88. alguem quer tirar duvidas me adc no msn : kekepereira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  89. Respostas
    1. É uma dor aguda na região do ovário (abaixo do umbigo), mas algumas garotas não tem sintoma nenhum...

      Excluir
  90. oi tenho 10 anos e faz 7 meses que desce uma mancha amarela na minha calcinha meus seios ja estao meios garndes tem pelos nas aquicilas e na quele lugar tambem e ja faz uns 3 meses que tenho muita colica e quando minha colica vem eu fico muit muito muito estressada bom eu ja sou bem extressada mesmo mas eu fico muito e as minhas primas dizem que o corrimento amarelo delas veio 8 meses e a mestruação desceu no nono mes. e a minha sera que ta perto ?porfavor (dona do blog) responda.

    ResponderExcluir
  91. Oi meu nome é bianca tenho 12 anos ano que vem janeiro faço trese anos, Eu tenho todos os sintomas pelos na vagina,pelos nas axilas,peitos mais ou menos grandes sai essa gosminha branca e tem cheiro ruim,eu sou louca para ficar menstruada,eu cresci muito e engordei rapido sera que vou ficar menstruada?
    por favor me responda dona do blog

    ResponderExcluir
  92. aqui so passo mais pra sempre fico! minha primeira comversa sobre mestruacao!!!!!!! com minha amada mae!!!! ser garota e ser livre para viver edescobrir! mas tambem daqui a pouco ser uma verdadeira mulher! e aqui vou me despedir ja pre adolesente nodia de minha primeira coversa sobre mestrucao 12/10/2011

    ResponderExcluir
  93. Hoje de manhã senti muito cólica, minha calcinha estava marrom, mas era na parte da vagina.
    Depois de chegar da escola olhei de novo e ela estava pior. Então olhei minha vagina e havia uma gosma com muito sangue, demorou um tempãp para tirar o sangue e depois que eu limpei e troquei de calcinha, veio o sangue de novo. Estou mestruada?

    ResponderExcluir
  94. oi eu tenho 10 anos e tenho tudo para minha (tpm) vir tenho seios mais ou menos grande pelos nas aquicilas e na vagina e toda vez que vou ao banheiro minha caucinha esta com um negocio meio amarelo meio branco e dece direto da vagina e ja faz 8 meses , que dece nao aguento mais me responde (dona do blog) ja é a 2 mensagem que mando porfavor.

    ResponderExcluir
  95. Oi tenho 11 anos e faz mais ou menos a um ano eu tenho escorrimento,pelos pubicos e na axila.Hoje veio bastante escorrimento,será q é um sinal??

    ResponderExcluir
  96. Oii meninas meu nome é Giovana tenho 13 anos e vou fazer 14 nesse mes ainda ñ mestruei mais sinto os sintomas meus seios começaram a crescer faz uns 2 anos tenho muito corrimento e todas minhas amigas flam q eu cresci demais pq eu to maior q todo mundo ja na minha sala ñ si o que significa mais acho q vou mesntruar daki alguns meses o q vcs acham ??

    ResponderExcluir
  97. Tenho 12 anos e fiquei menstruada há mais ou menos dois meses. Queria avisar pra todas as meninas que andem sempre prevenidas, por que, como dizem, é diferente de uma para a outra. Todos me diziam que ia vir primeiro uma mancha marrom, mas pra mim, veio sangue, só sangue. Sorte que eu estava em casa! E ai veio normal, e eu fiquei menstruada por dez dias (muito tempo, eu sei). Ai depois, ficou um tempão sem vir, atrasou quase uma semana mas chegou. Cuidado!

    ResponderExcluir
  98. tenho 13 anos vou fazer 14 daqui a um mes . fiquei menstruada,eu acho que fiquei,primeiro veio uma gosma amarela e depois veio uma mancha marrrom mas quando veio isso eu tinha 12 anos, e a pouco tempo voltou a vir só que mt mais forte as vezes chego a ficar assim mais ou menos por 15 dias.tenho vergonha de ir ao ginecologista e de conversar com minha mae e a minha soluçao é fla pelo blog . por favor me ajudem !! muito obrigado

    ResponderExcluir
  99. olaa meninas ,preciso da ajuda de voces!!tenho 12 anos ,e ainda naao mestrueii estou muito ansiosa ,nao vou mentir minhas amigas quase todas ja mestruaram ,eu ja tenho pelos nas minhas partes purbianas e tudo maiis..........e tbm meus peitos ja cresceram ,e tbm sai unas gosmas brancas na minha calcinha
    estou muito ansiosa para mestruaar.....

    preciso da ajuda de voces,para saber mais omenos se ja esta pertoo.
    obrigado!!

    espero a resposta....

    ResponderExcluir
  100. oooi ,eu queriia saber ,se quem nao tem espinha ,tem chances de metruaar



    pqq eu estou loukaa ,pra mestruar mim ajudem
    obg!

    ResponderExcluir
  101. Tenho 13 anos. Sou a única de minhas amigas que não menstruei. Faz umas 2 semanas, acho, que fiquei muito apurada, de uma hora para outra, e quuando olhei, tinha uma coisa marrom na calcinha. E quando fazia ''xixi'', vinha só um poquinho, na hora de limpar. Isso aconteceu por 2 dias seguidos. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  102. Geente, da umas dicas aí, de quando vir a minha 1° menstruação, o que eu falo para minha mãe? ( 13 anos e n ão menstruei). O qe qe eu faço? Tipo??

    ResponderExcluir
  103. Gente eu sou a bianca la de cima tenho 12 anos
    eu comecei a usar absorvente mesmo sem estar menstruada ,ai eu notei uma mancha marrom sera que eu vou menstruar..?
    recomendo a todas para usarem absorvente mesmo sem descer pq assim vcs notam melhor aa mancha
    bjoos

    ResponderExcluir
  104. Oi , bom esse é o segundo mês que desce para mim
    ''acho'',veio um negocio marrom ,e deu quase um mês certinho',na primeira vez desceu dia 05 de novembro,e esse mês veio dia 01 !
    Na primeira vez só achei q era menstruação quandp
    passei o papel higienico..é sempre assim
    vem uns negocios marrons e um pouquinho(quase nada)de sangue!
    Queria saber se já estou mesmo menstruada ou se é só um sinal!

    Me ajudem Plis !!

    ResponderExcluir
  105. naooooooooo eu nao mestruo quero mestruar sei como deve ser chato mas eu querooooooooooooooooooooooo eu procuros dicas pra mestruar

    ResponderExcluir
  106. Oi meninas *-*
    Bom , eu ja menstruei , vai fazer um ano ja , e eu continuo com o mesmo corpo -.-'
    por que ? isso me preocupa bastante , pois vejo mulherer de 20 de 30 anos sem um pingo de peito , sera que eu tambem vou ser assim ? ;s

    ResponderExcluir
  107. Para>>BrasiliebersJustinForever
    Eiii, tu ja ta menstruada sim e tambem é um sinal...(parabéns voce é uma mocinha[eu tambem sou])kkkk'

    ResponderExcluir
  108. sou a jenifer tenho 11 anos tenho seios já +ou- grandes tenho pelos nas axilas na vagina e nas pernas grandes des dos 9 anos sempre me depilo a mais ou menos 1 mes esta saindo um liquido branco pastoso e fica amarelo . um dia fui ao banhero, olhei a calcinha e tinha muito mauito corrimento amarelo , esta começando a sair no meu rosto espinhas , sinto muita cólica e sinto de vez em quando dor na vagina . isso é sinal que logo virá minha mentruação ? me respondam.por favor me respondam pq estou preucupada e anciosa para menstruar

    ResponderExcluir
  109. Oi gente, tudo bem com vocês? Minha primeira menstruação aconteceu ontem, dia 19/12. Eu estava sentada na cadeira e de repente, senti algo úmido na minha calcinha, fui no banheiro e vi uma mancha marrom, chamei minha mãe e ela disse que eu havia menstruado. Estou usando absorvente, é horrível, achei que ia ser legal quando mestruar, mais é chato demais... Meninas que ainda não mestruaram, não fiquem anciosas para isso acontecer logo, porque depois que acontece é muito chato.

    ResponderExcluir
  110. E tenho 13 anos. Gente, sou a garota do comentário acima.

    ResponderExcluir
  111. gente , essa semana eu ssutei , pk eu sempre tive essa gosminha branca e amarela , mas na sexta , algo muiiito estranho ocorreu comigo , meu pai e minha mae iriam sair e eu teria q ficar na casa de uma parente .
    horas antes , fui ao banheiro e notei que havia ocorrido um corrimento marrom . me limpei , lavei as mãos e sai do bnheiro mais não flei nada para minha mae .
    no dia seguinte novamente mas , eu estav n casa da parente e num quis alerta-lá .
    e eu tenho muiiito medo de sair quando vou á alguma festa !
    e no mesmo dia na sext feir em que cheguei na casa da parente , a minha prima tambem teve !
    e agora ?

    ResponderExcluir
  112. olá....tenho 14 anos em 2012 faço 15 tenho corrimento a um ano e meio já e só agr em 2011 foi vim corrimento marom...to mto preocupada....minha mae mestruou com 13 anos eu ja vou fazer 15 e nd oq eu faço? pf me respondam preciso mt q me respondam.....nao tenho coragem de conversar com minha mae minhas amgs todas ja menstruaram com 12 13 anos e eu vou fazer 15 ja e nao to ainda me respondam pf

    ResponderExcluir
  113. ooi, tudo bem ? bom, eu tenho 14 anos e todas as minhas amigas, colegas, meninas que eu conheço, já menstruaram, em média com 11, 12, ou 13 anos, e eu que tenho quatorze ainda não, a minha mãe menstruou com 13 e eu ainda não, queria saber se tem algo errado comigo, por que eu me sinto envergonhada quanto a isso, por que as outras meninas já tem seio, são mais encorpadas, já eu sou a magrinha, ou a 'pequenininha' da turma, e todos riem de mim, ou zoam com a minha cara, pra fala bem a verdade, to cansada disso, queria saber se isso é normal, pelo menos, pra mim .

    ResponderExcluir
  114. oi,meu nome é sarah tenho 11 anos tenho pelos pubianos e nas axililas e meu seio é medio..já tenho um corrimento amarelado faz 2 anos e hj vem marrom..será q estou pra ficar mocinha??

    pf me responde..bjs

    ResponderExcluir
  115. Vou falar.Antes de menstruar era doida pra que descesse.
    Ficava pesquisando o tempo todo sobre isso.Um pouco antes de eu fazer 13 anos aquela mancha marrom desceu, mas só.Nem tava mais pensando nisso e pouco depois de fazer 13 anos acordei sentindo muita cólica e quando fui ao banheiro vi que havia descido.Não gostei muito, é beeem chato, e eu achava que meu corpo iria mudar de repente e coisa e tal, mas não mudou quase nada!Muito pouco.Todas as meninas que ainda não menstruaram, calma, o seu tempo vai chegar.

    ResponderExcluir
  116. A "gosma"branca ou amarela, pode não significar que você vai menstruar, por exemplo, eu tinha tinha isso desde 10 anos de idade, e só mesntruei com 13.E além disso, isso pode significar que vocêtem alguma infecção...

    ResponderExcluir
  117. gente me ajunda olha em junho de 2012 eu vou fazer 14 anos e tenho pelos pubicos nas axilias so que tenho muito pouco seios e ja tem 2 anos uo mais que sai essa gosma amrela e branca, as vezes sinto colica mais nao mestruo todas as meninas da minha sala ja mentruaram;
    eu acho que é porque eu sou muito magra eu peso so 34 kg, me ajudem por favor....
    respodem muito grata bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao tem nada a ver so porque vc e magra .eu sou magra e tenho a mesma idade que vc e ja menstruei.bjs

      Excluir
  118. gente eu tenho 13 anos já menstruei ,mais meu corpo continua o mesmo,todas as minhas amigas que já menstruaram ficaram mais altas,e com um corpo de mulher,por que isso não acontece comigo,eu peso 37 kg,me ajudem por favor ?

    ResponderExcluir
  119. Oi, meu nome é isabella,ja tem uma semana que esta saindo uma gosminha marrom na minha calcinha isso é sinal de mestruação??

    ResponderExcluir
  120. oi!!!
    eutenho10 anos, minha gosma sempre saiu mas tem andado a sair mais quantidade .
    eu tenho seios, mas nao tenho pelos nenhuns.
    isso significa que a menstruaçao esta perto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. está perto sim eu tbm tive isso ficou saindo uns 3 anos ai quando foi antes de ontem no dia 7 de fevereiro eu menstruei mais fica bem fraquinha entaum quando vir naum pense q vai vir
      muito forte q ñ vai fica só 3 dias mais bem fraquinha é um pouko xato pq tem usar absorvente q mais parece ajente ta usando fralda mais naum se preocupe vai vir logo apreveite enquanto vc ñ tem!!bjos
      espero ter te ajudao.

      Excluir
    2. obrigada pelo esclarecimento

      Excluir
  121. Olá meninas, não fiquem procupadas, porque a vossa primeira menstruacao ainda não vus chegou, pois um dia irá chegar.
    Tenho 15 anos e a minha primeira menstruação veio dia 19/1 . Que me durou 6/7 dias. Mas é incomudativo, sempre que tinha que mudar de absorvente, tinha que estar sempre limpando a perereca (orgao vaginal), o papel higienico ficava todo vermelho,do sangue meu deus.
    Outra coisa é quando vos vier a primeira menstruação teem que lavar todos os dias a perereca (orgao vaginal) , pois fica um cheiro horrivel cheirando a sangue. Ninguem gosta de andar pela rua e nao terem lavado a nossa amiga de baixo, um fedor que se vai espalhar pela cidade.
    Até agora,estou esperando para que volte a segunda menstruacão, sabendo que as primeiras nunca são regulares. Quanto à gosmiha branca, é muito normal, ela me veio durante 3 anos, e até agora me vem.
    Por isso, tenham calma, que o seu dia irá chegar, use absorventes na sua carteira, porque pode chegar um dia na escola, como aconteceu a mim.
    Por isso, meninas aproveitem enquanto são "crianças" pois, vocês vão mudar para uma fase adulta, em que depois com a vossa menstruação no futuro vocês possam ser mães. Como é o sonho de toda a menina.
    E é isso, minhas queridas, beijo enorme (:

    ResponderExcluir
  122. meu nome é Viviane tenho 13 anos tenho os seios grande,tenho pelos pubianos,tenho um corpo bem formado mais ainda não sou moça,tenho dor na ponta da barriga e também sai uma gosma clarinha(branco claro) to com medo de ser moça.


    mais sera qua ta perto de vim minha menstruação ?

    ResponderExcluir
  123. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  124. oi sou sarah..minha mestruação veio sexta..marrom...mas agora ela ta amarelada...issso é normal???já tenho pelos e tenho um seio medio...minha mestruação chegou marrom e depois fico amarelo..esse é o terceiro dia...obriga
    me responde plese!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parabéns vc ja é uma mulher agora
      é comum a menstruação de algumas gurias virem marrom
      isso acontece.
      eu tenho uma amiga que ela menstrua assim,ela foi no gineco e é normal bejos querida

      Excluir
  125. Gente me ajudem pfpfpf.
    Há mais de 3 meses tenho essa gosma branca, que quando seca na calcinha fica branca, tenho poucos seios, mas ja tenho pelos naquele lugar...
    Sou a unica da minha sala, acho que não menstruou por isso to muito anciosa e quero que aconterra logo.
    Estou perto de menstruar ou não me ajudem, tenho 12 anos e faço niver em outubro. bjs pf me ajudem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai desculpinha quando seca na calsinho fica amarela! kkk bjs

      Excluir
  126. Calma...sua hora vai chegar..tbm estava doida para ficar mocinha ...quando vc menos esperar ela vem...antes saiu esta gosminha de mim tbm..por 2 anos mais o menos..quando vc menos esperar o chico vai chegar!!!e nao é aquele terror q as pessoas falam!
    aproveite este tempo,a primeira vem marrom na maioria das pessoas só na segunda ou na terceira mestruação vem vermelho,e so mais uma coisa.Não se assute se vier 2 vezes ao mes e depois vim só depois de 3 ou 4 meses ou 2 primeiros anos é inregular.
    um abraço
    sarah

    ResponderExcluir
  127. oi gente sou a luanafn tenho 14 anos e tenho uma gosma branca a mais de 2 anos dia 2/01/12 desceu uma gosma marrom para mim e perguntei para minha mae ela disse que eu tava menstruando mais depois nao veio mais ja estamos no dia 15/03 e ainda nao veio e ainda tenho essa gosma branca..isso e normal? quanto tempo vai demorar para mim menstruar?e essa gosma branca vai continuar?

    ResponderExcluir
  128. Luana é sim sua mestruaçao..pelo mesno eu cho..os 2 primiros nos vem toda disregulada pode vim 2 vezes no mes e pula 3 meses depende de cada pessoa.e é normal esa gosma sair.
    em mim tbm saiu
    espero ter te ajudado um abraço
    sara

    ResponderExcluir
  129. obrigadão Sara valeu...bjs luanafn

    ResponderExcluir
  130. Oi, tenho 13 anos e depois de ficar por 2 anos tento o corrimento marrom, enfim tive a menarca! Ficava ansiosa assim como as outras meninas, mas quando relaxei, logo logo a bendita e esperada veio! Ja tive ela duas vezes em meses diferentes, mais datas diferentes tbm, sendo q elas vem mt corrimento marrom e só dura 3 dias! É normal?Ah, senti cólicas, e tive TPM uma semana antes de ter a menstruação pela segunda vez. Bjos :) By: Émille

    ResponderExcluir
  131. Só pra corrigir, fiquei dois anos tendo o corrimento amarelado c/ branco!

    ResponderExcluir
  132. Oih, tenho 12 anos e faz alguns meses q veio saindo uma gosma branca, só q parou de vir, agora ta vindo uma gosma marrom, e sinto cólicas e dor de cabeça. Isso qr dizer q ja vou menstruar? Me respondem por favor!! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também esta vindo uma gosma marrom pra mim.... e também tenho essa duvida....tenho 11 anos

      Excluir
  133. Olá, eu tenho 14, e tive a minha menarca. No começo veio bem pouco, era tipo um corrimento marrom. Depois veio e de cor marrom-vinho. Passou 2 dias, e parou. Começou então a vir um corrimento amarelado... Isso é mesmo normal? Eu fico me perguntando se foi mesmo a menarca... :(

    ResponderExcluir
  134. Oi tenho 12 anos vou fazer 13 em agosto e ainda nao menstruei dia 8 de abril fui ao banheiro e notei qe minha calcinha estava com um borrão marrom meio estranho nao era marrom era um marrom meio avermelhado e usei absorventes durante 1 dia e meio e continuou aquele borrão nao sei mais o qe fazer isso é normal ou devo ir a um medico??

    ResponderExcluir
  135. Eii
    meu nome e Karyne Vitoria Tenho 12 anos mais ainda ñ mestruei faz muito tempo q sai uma gosma branca ai depois de 2 messes começo sair amarela depois de 2 messes tmb começo sair marron todo dia.
    >>SIIMTOMAS<<
    Todos os dias
    Muitas dores de cabeças
    Tonturas
    e as vezes leves colica

    PORFAVO me responda BEIJOS...

    ResponderExcluir
  136. CONTINUAÇÃO
    Sou eu denovo Karyne Vitoria vai demorar para minha primeira mentruaçao?

    ResponderExcluir
  137. Oi eu queria saber o que a mancha marrom que apareceu tres dias e ai paro,dois dias depois veio de novo so que bem escura,sera que e um aviso, eu e ainda nao virei moça me ajude.aguardo sua resposta anciosamente.

    ResponderExcluir
  138. Oiie, meeu nome é Mariana, tenho 12 anos e aiinda ñn menstruei. Algum tempinho, acho qe mais ou menos 1 ano e alguns meses eu tenho tido corrimento branco e sem cheiro, e este ano a alguns diias atrás meu corrimento fikou um poukiiinho marrom, perguntei pra minha mãe e ela disse qe ñn era mensrtuação ...
    Eu ñn tenho corpo, sou beem magrinha, meus peitos são peqenos, não tenho bunda nem cooxa ' rss' , eeu peso 36k e meço 1,54. E as vezes sinto cólicas e dores meio estranhas, uma hora só do lado direito e outra só do lado esquerdo ... Eu fui ao médico em Marçoo e ela diisse qe isso tem haver com menstruação, ela me examinou e disse qe meus seioos estão bem formados e disse qe lá pra outubro eu já vou menstruar mais naao to com mta fé nisso ... O qe vse acha ?

    ResponderExcluir
  139. Oi meu nome é vitoria tenho 11 anos,aind ñ sou moça.
    mais desde que eu tinha 9 anos de idade saia um negociio amarelado da minha calcinha mais essa semana eu percebir que começou a sair um negociio branco estilo uma gosminha na minha calcinha.
    tenho pelos na axilas,na vagina e nos dedos.
    Sou magra
    Sera que estou perto de mestruar?

    ResponderExcluir
  140. oi meninas tenho 11 anos e meio tenho seios médios pelos pubianos pelos nas axilas e espinhas já tem mais ou menos 1 ano que sai uma gosminha branca da minha vagina ha uns 2 meses minha calcinha estava manchada de um líquido marrom eu esperei vir de novo pra ter certeza que era a menstruação antes de mostrar pra minha mãe só que não veio de novo de vez em quando eu sinto umas dores fortes na barriga um dia eu passei a tarde inteira no hospital com dores fortes no peito direito o médico disse que era o cressimento dos meus seios todos disem que estou muito grande já meço 1,47 meu corpo já é bem desenvolvido e aí acham que eu vou menstruar logo? ME AJUDEM POR FAVOR!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  141. 000la gente o meu nome e karen tenho 12 anos, jatem uns dois meses que sai uma secração branca na minha calsinha, jatem dois anos que os meus seios começaram a crescer e um ano que tenho pelos pubianos.Isso significa que a minha menstruação esta perto? por favorrr me ajudem estou precisando muito da ajuda de vcs

    ResponderExcluir
  142. Oiii meninas, tenho 11 anos....
    faz uns 3 dias que sai uma gosma marrom, mas n é um liquido, é uma gosma...
    Eu ja tenho pelos e um pouco seios..
    Será que ja ta perto???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. proucure conversar com sua mãe pra ela esclarecer como funciona esse negocio de corrimento se é normal ou não sair essa gosma marrom ha 3 dias

      Excluir
  143. ola meninas meu nome `e lidiane tenho 13 anos a cerca de 1 ano e meio que tenho essas gomas brancas as vezes amarelas... um dia estava na escola e me deu uma dor forte na barriga quando foi para casa encontrei uma coisa marom mas pouco... tenho seios medios, tenho pelos na axilas, na vagina mas quero saber se vou mestruar logo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também tenho 13 anos e faz 5 meses que tenho esse corrimento mais que eu saiba quando sai essa gosma marron é que ta bem perto msm

      Excluir
  144. ola gente,tenho 12 anos eu ainda não sou menstruada,sabe na minha calcinha sai so a gosminha branca faz uns 4,3 mese.mas a mancha marron ainda não saiu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem gente que fica com esse corrimento 6 meses então há possibilidades de sair essa coisa marrom antes

      Excluir
  145. Olá meninas pf me ajudem!

    Meu noome é Bianca tenho 12 anos fiz dia 02 de agosto meu corrimento veem transparente e quando seca na calsinha fica branco ou tbm um pouco amarelado e não tem cheiro nenhum desdo final de junho que isso esta acontecendo (isso foi antes de eu completar 12 anos) nunca menstruei tenho pelos pubianos nas axilas mais bem pouco peito tenhu 1,50 de altura quer dizer que eu talvez possa menstruar?

    Muito obrigada eu agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ' -' vai demorar um pouco pra vc ficar menstruada leva um tempo pra essa gosma branca para faz 2 meses que tenho corrimento

      Excluir
  146. oi tenho 11 anos.
    dia o8-09 saiu uma gosma marrom na minha calçinha mais durou só um dia.
    oq é isso me ajudem?

    ResponderExcluir
  147. tenho 13 anos vou fazer 14 ano que vem e ainda não fiquei menstruada '-' bom eu nem queria mas ja tenho corrimento e tudo mais
    eu queria sabe se eu posso ficar mocinha com a mesma idade que minha mãe ficou "14 anos" :) respondam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sim você pode ficar mocinha com a mesma idade da sua mãe, é provável, Ou talves não, Isso Varia de Menina Para Menina!

      Excluir
  148. Geenti Me ajuda por Favorr, Me chamo Nicole tenho 11 anos, Tenho corrimento ja faz uns 2 anos,Os meios seios estão inchados fica doendo umonte tipo tá crescendo acho. Tenho cintura,Pelos Pubianos( nas partes íntimas ) e o PIOR DE TUDO tenho umoonte de espiiinhaa é orriveel. Pelo amor de Deus gostaria de saber se esta perto de vim pra mim? Para a minha mãe veio com 12 anos, é provável que para mim venha na mesma idade da minha mãe? E se caso descer na escola? PORFAVOR ALGUEM ME AJUUDA. Obg beiiijooosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seguinte tenha uma bolsinha de lado que pode ser emcontrado na lojinha de 10 aquelas que passa do ombro a outro lado do corpo okkkkkk la leve o que precisará abs e uma calsinha reserva se vc u menos desconfia que ela xegou pede a prf a ir ao banheiro para vc conseguir que a prf deixe seja uma boa aluna okk e fik tranquila a 1 vem pouquinha so gotas ja depois de umas 4 horas se n por o obg pode acontecer de vasar se cuida tcahuuu

      Excluir
  149. Muiito obriigada fico muito agradecida por responder minha pergunta

    ResponderExcluir
  150. Oii eu ja tenho pelos pubianos a 1 ano e meus seios estão crescendo a 2 anos também tenho um corrimento transparente que quando seca na calçinha fica duro e branco não tem cheiro e nem odor eu não menstruei ainda e tenho 13 anos tambem tenho dores do lado da cintura SERÁ QUE JÁ TAH VINDO!? VOCÊS ACHAM QUE QUANTO TEMPO!? Respondam logo Obrigada1 s2

    ResponderExcluir