quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Pele feita em casa

Com o acúmulo de células mortas na superfície da pele, é natural que ela apresente um aspecto opaco e sem vida. Além de ficar espessa, é difícil aplicar cosméticos, já que os ativos encontram uma barreira para penetração e conseqüente ação.

Para melhorar a cútis, há algumas receitas caseiras, feitas com produtos naturais. Uma delas recomenda misturar uma colher de sobremesa de farelo de aveia com uma gota de óleo essencial de palmarosa e água mineral (em quantidade suficiente para formar uma pasta). Aplique a mistura no rosto e deixe descansar durante 20 minutos, depois retire o excesso com as mãos e enxagüe com água corrente.

Para deixar o corpo mais lisinho, basta combinar duas colheres de sopa de sal marinho com seis gotas de óleo essencial de lavanda e cinco colheres de sopa de óleo vegetal. Inicie a aplicação com movimentos circulares que começam dos pés e vão até a virilha.

Uma opção é utilizar uma bucha vegetal para ajudar a esfoliar. Espalhe bem pelo bumbum e resto do corpo, principalmente seios, costas e braços. Finalize com enxágüe e aplicação de um hidratante.

Fonte: http://www.dietacerta.com.br/noticias.php?n=25&c=10

Olheiras

Profundas e de cor arroxeada, as marcas que se formam ao redor das pálpebras podem ser tratadas com ingredientes naturais, como a camomila, antiinflamatório local ou laser

Manchas arroxeadas e acastanhadas ao redor dos olhos, as olheiras quebram a estética do rosto e denunciam uma noite mal dormida. Embora a falta de sono seja uma das principais causas do problema, por trás das pálpebras escurecidas há motivos variados que vão desde o cansaço, pálpebras muito transparentes, doenças sistêmicas e estresse até o período pré-menstrual. Problema que afeta igualmente homens e mulheres, as indesejadas marcas – tecnicamente chamadas de lago venoso, muitas vezes acompanhadas por hiperpigmentação da pele palpebral – surgem em decorrência do acúmulo de melanina (pigmento escuro da pele) e da congestão dos vários vasos sangüíneos da pele das pálpebras.

Célia Sampaio Costa Accursio, diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME) e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), diz que quando as veias da pálpebra inferior encontram-se mais dilatadas, seja pelo cansaço, falta de sono ou esforço de chorar, levam a uma cor mais escura na região, além de inchaço decorrente da própria vasodilatação. Isso causa, automaticamente, uma cor arroxeada mais evidente. “Com o passar do tempo, a idade, o fotoenvelhecimento e a gravidade também favorecem o aumento das olheiras”, acrescenta Paulo Freire, dermatologista especializado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Embora fatores como a fadiga sejam os maiores responsáveis pelo aumento das olheiras, o problema tem importante origem hereditária. Segundo Paulo Freire, o componente genético é o mais comum, já que muitos descendentes de povos árabes e de latinos apresentam olheiras. “A incidência em homens e mulheres é igual, porém, o problema é mais acentuado em mulheres morenas, que apresentam mais pigmentação na pele, situação que pode ser agravada com a tensão pré-menstrual”, afirma. Excluindo as doenças sistêmicas, e como a maior parte das olheiras tem o fator genético como causa, o dermatologista diz não existir uma forma eficaz de prevenção. No entanto, há pequenas atitudes que podem ajudar a atenuar as olheiras e o inchaço, como uma boa noite de sono e compressas de água fria locais.

Se o problema já se instalou, a melhor forma de tratar as olheiras é utilizar substâncias que reduzam a luz dos vasos, especificamente das veias (venoconstritores) ou, ainda, o uso de antiinflamatórios e despigmentantes locais.

Célia Accursio lembra que a função dos medicamentos, neste caso, é diminuir o calibre dos vasos e enxugar o inchaço ao redor das veias, além de diminuir a formação de melanina. A médica recomenda o uso de antiinflamatórios naturais como a camomila (compressas geladas do chá melhoram o aspecto), cremes com arnica, venotrópicos (que melhoram a ação e as paredes das veias), castanha-da-índia e substâncias que diminuem a gordura, como o noderama, usado em cremes e géis.

Tecnologia – Com o surgimento de novas técnicas e produtos químicos há, ainda, tratamentos avançados que prometem resultados satisfatórios, o que pode ser conquistado com procedimentos de laser ou cirurgia. “O tratamento definitivo ocorre quando removemos os vasos cutâneos com a retirada do excesso de pele palpebral (caso exista) ou quando ocluímos a luz de vários desses vasinhos com a ação de um laser vascular”, explica a cirurgiã-plástica Célia Accursio. No caso do laser, a especialista orienta fazer várias sessões com intervalos de 15 a 20 dias, com resultado geralmente muito bom.

Para o médico Paulo Freire, um tratamento muito eficaz é a aplicação local de laser de luz pulsada, cuja missão é clarear a pele e diminuir os vasos sangüíneos. Mas o dermatologista explica que, embora melhore muito o aspecto, com o tempo as olheiras tendem a voltar e, depois de um ano, é preciso refazer o procedimento. Além disso, não são todos os pacientes que podem utilizar o laser. Nesses casos, outros tratamentos eficazes e de baixo custo são os peelings químicos específicos para os olhos, que amenizam o aspecto escuro das olheiras, e cremes despigmentantes específicos para as pálpebras. “O peeling melhora em cerca de 60% as indesejáveis manchas escuras, além de atenuar o fotoenvelhecimento local”, garante. Apesar da grande oferta de produtos e tratamentos disponíveis, o especialista avisa que é preciso ficar atento ao uso de cosméticos que prometem tratar essa desordem, porque a maioria não é tão eficiente como os medicamentos e ainda pode causar alergias nas pálpebras. “A camuflagem com maquiagem ainda é uma boa opção para disfarçar olheiras”, orienta.

Biotecnologia no descanso da pele

Indivíduos com olheiras – especialmente as mulheres – costumam recorrer a tratamentos estéticos à base de máscaras relaxantes e massagens para deixar a pele mais descansada e, conseqüentemente, as manchas suavizadas. Mas, para isso, é preciso disponibilizar algumas horas do dia e, com as agendas cada vez mais apertadas, essa tarefa nem sempre é possível. Para oferecer mais praticidade ao cotidiano de homens e mulheres na recuperação do equilíbrio da saúde da pele, a Yakult Cosmetics disponibiliza a máscara de tratamento facial sem enxágüe Beauty-SkinEssence. Confeccionada em TNT descartável, a máscara recupera a vitalidade e o frescor da pele porque é formulada com ingredientes que refrescam, hidratam e suavizam.

Dermatologicamente testada, a máscara contém hidratantes aliados ao exclusivo Complexo S.E. ® – ativo lácteo de hidratação profunda, antioxidante e de controle do pH da pele – e ácido hialurônico obtido por biotecnologia pela fermentação de algumas espécies de lactobacilos, que oferece maior poder de hidratação. Esses ingredientes são combinados com o extrato de alcaçuz (Glycyrrhiza glabra Linné), ativo muito conhecido pelas propriedades cicatrizantes e antialérgicas, entre outras, que contribui com as ações calmante e suavizante para devolver vitalidade e equilíbrio à pele.

Fonte: http://www.dietacerta.com.br/noticias.php?n=21&c=10

Estria: o que é, como evitar, tratamento.

O que são as estrias?

As estrias surgem da ruptura das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade, que estão localizadas na derme (camada profunda da pele) que ocorrem por sua distensão exagerada ou devido a alterações hormonais. É comum o surgimento durante a puberdade em decorrência do crescimento acelerado nesta fase da vida e também na obesidade e na gravidez. Atinge os dois sexos porém é mais freqüente no sexo feminino.

As estrias são lesões lineares, geralmente paralelas, que podem variar de 1 a vários centímetros de extensão. Surgem principalmente nas coxas, nádegas, abdomem (gravidez) e dorso do tronco (homens). Inicialmente as lesões são avermelhadas ou róseas evoluindo mais tarde para uma tonalidade esbranquiçada. Em pessoas de pele morena as estrias podem ser mais escuras que a pele sadia. A pele na área afetada tem consistência frouxa.

Como evitar?

O surgimento das estrias depende de uma tendência pessoal. Algumas pessoas as desenvolvem mesmo com pouca distensão da pele e outras não desenvolvem estrias nem na gravidez, quando a distensão da pele é muito grande.
De qualquer forma, recomenda-se a hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes para tentar evitá-las, principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias. Deve-se beber pelo menos 8 copos grandes de água por dia (2 litros) e evitar engordar demais e rapidamente, eliminando doces e gorduras da dieta e praticando exercícios físicos regularmente.
Nas meninas, na fase da puberdade, estes cuidados são muito importantes, pois é nessa época que costumam surgir as estrias nas nádegas, coxas e mamas. Nos rapazes, a fase do "estirão" pode causar estrias horizontais no dorso do tronco.

O que é Peeling de cristal?

O moderno Peeling de cristal atua a partir da emissão de um jato a vácuo de cristais de óxido de alumínio que remove suavemente as células mortas e a camada mais externa da pele.
A microdermoabrasão das estrias estimula a formação de colágeno e elastina na pele, levando a formação de uma nova camada celular, tratando progressivamente as estrias.

Fonte: www.clinicadepele.com.br
Fonte²: http://www.dietacerta.com.br/noticias.php?n=42&c=10

Benefícios da atividade física

Todos nós sabemos que a prática regular de atividade física traz enormes benefícios para a nossa saúde. Mas, você sabe quais são eles? Pois é, são tanto que fica difícil enumerarmos.

A atividade física pode melhorar o sono em adultos e idosos que apresentam insônia. O mecanismo é simples. Com 30 a 40 minutos de caminhadas ou exercícios de baixo impacto pelo menos 3 vezes na semana, sua musculatura relaxa, reduzindo o estresse, levando a melhores noites de sono.

Além disto, ajuda na perda e controle de peso de forma saudável. Só com a atividade física conseguimos diminuir o peso sem perder massa muscular. E, como se sabe, a perda de massa muscular é extremamente prejudicial para aqueles que desejam emagrecer com saúde.

Protege de doenças sérias como doenças cardíacas, hipertensão arterial, estresse, depressão. Além disso, mulheres que fazem exercício com regularidade apresentam menores índices de câncer de cólon e mama. Outro grande benefício da atividade física é prevenir osteoporose, artrite, diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer.

Um famoso professor de medicina de Harvard, Dr. Walter Willett diz em um dos seus maiores estudos a seguinte frase: “À exceção de não fumar, a atividade física é a única opção que você pode ter para buscar uma vida mais saudável e manter afastadas doenças crônicas“.

E é assim que temos que encarar a atividade física, não só como uma questão de estética, mas uma questão de saúde, bem estar e prevenção de diversas doenças que atingem a população atual em enormes proporções.

Por isso, procure orientação profissional adequada para que a sua prática diária de atividades possa acontecer de forma saudável, evitando lesões e fadiga muscular

Fonte: http://www.dietacerta.com.br/noticias.php?n=24&c=11

Segurança nos exercícios

Que praticar exercícios regularmente apresentam muitas vantagens todo mundo já sabe, não é mesmo?! Mas o que muitos não sabem é que existem alguns cuidados importantes para que deseja praticá-lo de forma segura e com efetividade.

* Use roupas adequadas: durante o exercício devemos usar roupas que cumpram com a sua função: propionar proteção e conforto térmico. Assim, procure evitar agasalhos pois estes provocam aumento excessivo da sudorese e, consequentemente, podem provocar desconforto e desidratação. E, ao contrário do que muitos pensam, não exerce nenhum efeito positivo sobre a perda de peso.
* Mantenha uma boa hidratação: a ingestão de líquidos deve acontecer antes, durante e após os exercícios. A perda excessiva de líquidos e a desidratação constituem a principal causa de mal-estar durante o exercício. E, certamente, o seu rendimento na atividade física só tende a piorar.
* Procure se sentir bem: escolha a modalidade e a intensidade do exercício de acordo com o seu estilo de vida. A prática de exercícios físicos deve ser prazerosa e não deve ser desconfortável.
* Consulte seu médico: a procura por um especialista em medicina do esporte pode ser uma boa opção para aqueles que praticam com maior intensidade. Mas, de qualquer forma, o médico deve ser sempre consultado para que a sua saúde seja acompanhada de maneira correta!

Com estas dicas, sua saúde agradece e seu rendimento na atividade será melhor!

Fonte: http://www.dietacerta.com.br/noticias.php?n=24&c=11

Musculação para idosos

Envelhecer traz experiência e vivência ao homem, mas acarreta mudanças no corpo que, se não forem bem administradas, podem trazer uma síte de preblemas de curto, médio e longo prazo à saúde física e mental.

E, na terceira idade, muitas mudanças acontecem e isto preocupa muitos especialista e a população em geral. Mas, esta fase da vida pode ser vivida com muito mais tranquilidade, quando se há acompanhamento de um programa correto de atividades físicas.

Ao contrário dos muitos tabus que circulam pela sociedade atual, as pessoas com mais idade podem se exercitar. O objetivo é ganhar músculos, flexibilidade, equilíbrio, bom condicionamento físico e, principalmente mental.

Se para um indivíduo de qualquer idade um programa regular de exercícios já traz uma série de benefícios, no caso dos idosos as vantagens se multiplicam. Exercícios aeróbicos alinhados com os anaeróbicos colaboram para combater a obesidade, melhoram a capacidade aeróbica e ajudam a reduzir, e, em alguns casos, a recuperar, a perda de massa óssea.

Outra vantagem importante é a elevação da auto-estima e a melhora da depressão, problema que atinge boa parte da população idosa.

Muitos idosos já aderiram e mostram como viver com mais qualidade de vida! Converse com um deles e sentirá a diferença!

Fonte: http://www.dietacerta.com.br/noticias.php?n=19&c=11

Exercício Físico aliado à uma alimentação saudável potencializa o processo de emagrecimento

Você sabe quais são as atividades que de fato auxiliam no emagrecimento ? Confira aqui as melhores atividades para você emagrecer rapidamente. É bom ter em mente que as calorias queimadas durante os exercícios depende de vários fatores , como estatura, peso e capacidade física , além é claro da intensidade da atividade. Por isso a indicação do gasto calórico fornecida aqui é aproximada. Vale lembrar ainda que para perder de ½ à 1 Kg de gordura por semana somente com ajuda de exercícios aeróbios ( sem alterar a dieta ) é preciso queimar cerca de 3500 calorias semanais ( ou 500 cal. por dia ). Você pode optar por uma ou mais destas atividades e/ou diminuir a quantidade das porções durante as refeições com a orientação de um nutricionista especializado.

Pular corda: 500 a 800kcal/hora.
step: 400 a 500kcal/hora.
natação: 430 a 530kcal/hora.
spinning: 500kcal/hora.
transport:500kcal/hora.
corrida:500 a 800kcal/hora.

Fazer exercício em jejum, não emagrece …
É Muito comum às pessoas afirmarem que passam longos períodos sem se alimentar com objetivo de emagrecimento.Ao contrário do que se imagina, este comportamento faz com que nosso organismo comprometa as proteínas corporais (massa magra), preservando a gordura corporal.
O jejum é uma manobra alimentar que ocorre rotineiramente em nossa alimentação. Mesmo os mais atentos a ingestão alimentar, são obrigados a realizar o jejum durante o período de sono. O jejum noturno favorece a ingestão de alimentos, principalmente os ricos em carboidratos logo pela manhã. Isto ocorre, pois ao dormirmos nossa demanda energética do sistema nervoso central é mantida com as reservas hepáticas. Estas por sua vez amanhecem bastante comprometidas. Imagine então o que ocorre quando ao acordarmos e ao invés de fazer uma refeição com alimentos ricos em carboidratos colocamos um calção, tênis e camiseta e saímos realizando um exercício intenso ou prolongado. Nessa situação onde as reservas estão comprometidas, ao contrairmos a musculatura teremos como conseqüência a redução da glicose sanguínea à concentrações muito baixas. Esta manobra pode resultar em perda momentânea da consciência (desmaio) podendo ter conseqüências mais graves.
O ponto mais interessante é que na tentativa de impedir esta manobra nosso corpo transforma as proteínas corporais em glicose. Assim na tentativa de emagrecer fazendo exercícios em jejum estaremos na verdade perdendo massa magra, ou seja, estaremos na prática engordando.
Algumas dicas podem ajudar aqueles que tem no período da manhã sua melhor ou única oportunidade de exercício. Consuma alimentos como iogurtes, vitamina de frutas ou frutas. Assim uma pequena parcela da glicose consumida na atividade estará sendo fornecida por esta refeição.
Apesar de as gorduras fornecerem mais energia que os carboidratos ( açúcares ) o organismo prefere buscar primeiro a energia no açúcar, porque a desintegração metabólica da gordura é mais demorada e porque ela é exclusivamente dependente da presença de oxigênio ( já o açúcar também fornece energia sem oxigênio ). Depois de aproximadamente 20 minutos de exercícios aeróbios a gordura também passa a fornecer sua parcela energética para a realização dos exercícios, . Por volta dos trinta minutos, a contribuição do carboidrato e da gordura na produção de energia é bem semelhante. Daí para frente, a gordura passa a ser progressivamente maior fornecedora. Esses limites de tempo são particularmente importantes quando se faz atividade aeróbia como coadjuvante no processo de emagrecimento , que portanto, exige sempre mais de meia hora de exercícios em cada sessão, pois somente a partir de 50 minutos toda a gordura passa a ser utilizada no lugar do açúcar.

Fonte: http://www.dietacerta.com.br/noticias.php?c=11